terça-feira, 16 de novembro de 2010

Toda Psicologia é Psicologia Social?


          Alguns estudioso afirmam que toda psicologia é social porque partem de um pressuposto de que o desenvolvimento da inteligência acontece no relacionamento social dos indivíduos, Piaget afirmou que o processo de aprendizagem do indivíduos é também um processo de humanização . Eu penso que é na construção do conhecimento que o indivíduo cria bases para sustentar e construir sua estrutura psíquica, lapidando seus traços de personalidade , racíocinio e comportamento.


           O contato inter-pessoal de um indivíduo com o outro é social, e esse por sua vez contribui de maneira incisiva para que esse individuo elabore esquemas cognitivos e comportamentais para determinadas situações. Esse processo de aprendizagem servirá de embasamento para resolução de futuras situações das quais, apresentam traços similares a uma determinada situação já aprendida.

        A exposição desse indivíduo com o ambiente e aquilo que faz parte dele despertam processos psicológicos básicos que são inatos no indivíduo para a construção da concepção sócio histórica da ciência psicologia e seus conceitos. Tendo em vista que o processo de socialização dos indivíduos também é uma construção cultural, o mesmo se delineará no contato social do ambiente onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário